Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Conheça o Moura Carbono Zero e nossos pilares sustentáveis

Sustentabilidade

Conheça o Moura Carbono Zero e nossos pilares sustentáveis

conheca-o-moura-carbono-zero-e-nossos-pilares-sustentaveis
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

 

Referência internacional no setor de baterias, nós, da Moura, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade ao anunciar uma nova fábrica em Pernambuco. São investimentos expressivos de R$640 milhões, com foco na reciclagem de baterias e metais. 

A iniciativa é parte do nosso comprometimento com a redução da emissão de carbono na atmosfera e tem previsão de inauguração no primeiro trimestre de 2024, destacando-se como um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental e à economia circular

Neste artigo, exploraremos melhor essas ações sustentáveis, detalhando nosso objetivo carbono zero e outros pilares de atuação que priorizamos por aqui. Acompanhe:

Ações ambientais

A partir do Programa Ambiental Moura – PAM, o sistema de gestão ambiental é padronizado e todos têm a responsabilidade de garantir a sua aplicação, disseminação e a busca da melhoria contínua do desempenho ambiental.

Além do programa Carbono Zero, também contamos com diversas outras iniciativas que colaboram para a preservação do meio ambiente: elas acontecem desde a fabricação dos produtos até a conscientização dos funcionários, clientes e fornecedores, e seguem quatro principais pilares, que exploramos a seguir:

  • Logística reversa

um círculo verde formado por setas que estão ligadas umas às outras está em foco, com "logística reversa" escrito no centro. Em cada uma das setas está indicada uma fase deste ciclo

A logística reversa coleta resíduos pós-consumo e confere um destino final ambientalmente responsável para eles

Um dos pilares da sustentabilidade da Moura é a logística reversa. Ela é uma prática que consiste em recuperar materiais recicláveis que podem ser reaproveitados dentro da própria cadeia produtiva, e seu conceito está intrinsecamente ligado às práticas responsáveis da Moura, garantindo que todas as baterias comercializadas sejam recicladas. 

Flávio Bruno, diretor de metais e sustentabilidade da Moura, destaca o compromisso de mais de três décadas com a reciclagem, demonstrando a responsabilidade ambiental da empresa. Hoje, nos orgulhamos de reciclar 100% das baterias que colocamos no mercado brasileiro. 

  • Gestão hídrica

A gestão hídrica é caracterizada por um conjunto de ações tomadas para controlar e proteger o uso de recursos, seja de águas superficiais (como de rios e lagos) ou subterrâneas (aquíferos, por exemplo). O principal objetivo dessas ações é garantir a disponibilidade e qualidade da água para os mais diversos usos, incluindo o abastecimento público, o meio ambiente e a indústria.

A gestão hídrica é outra área em que atuamos com compromisso e, por meio dela, buscamos assegurar o uso mais sustentável desses recursos, promovendo a conscientização entre colaboradores, parceiros e a comunidade. 

Ao adotar tecnologias de ponta, alcançamos uma redução significativa de 39% no consumo de água desde 2016. Além disso, impressionantes 83% das águas industriais são reutilizadas, resultado do nosso cuidado integral com esse recurso vital.

É importante destacarmos que a eficiência hídrica no semiárido nordestino é de extrema importância, tanto em termos de preservação, quanto de regeneração dos recursos naturais. Dessa maneira, mostramos que estar no Nordeste torna-nos não apenas competitivos, mas responsáveis socioambientais .

  • Energia renovável

um horizonte estampa o fundo da imagem, com montanhas e um céu no final da tarde. Na frente, existem duas instalações de energia eólica

O compromisso com a energia renovável também é um pilar evidente na Moura. Esse tipo de energia representa fontes limpas, que podem ser de diferentes tipos:

  • Solar;
  • Eólica;
  • Hidrelétrica;
  • Geotérmica;
  • Biomassa.

Por aqui, 100% da nossa energia é retirada de fontes renováveis, principalmente eólica, desde 2022. E esta ação não apenas destaca a responsabilidade ambiental de nossas ações, mas também potencializa o impacto do Programa Moura Carbono Zero.

  • Combate a desertificação do Nordeste 

Através de centenas de hectares em áreas de preservação e reflorestamento dedicadas ao plantio de árvores, buscamos neutralizar as taxas de emissão de carbono de maneira significativa. Com essa ação, nosso objetivo é construir capacidade local para um meio ambiente e subsistência, atuando diretamente no combate à desertificação do Nordeste. 

A reserva, localizada em uma área de brejos de altitude no Agreste de Pernambuco, desempenha um papel crucial no combate ao processo de desertificação nesta região. Sua importância se dá por diversos fatores, como:

 

  • Manutenção da biodiversidade:  garantindo a sobrevivência de espécies essenciais para a restauração de áreas degradadas e para o equilíbrio dos ecossistemas locais;
  • Conservação do solo e da água: regulando o ciclo hidrológico e atuando como áreas de recarga de aquíferos e fontes de água para cursos d’água e nascentes;
  • Mitigação das mudanças climáticas: absorvendo dióxido de carbono da atmosfera e ajudando a regular o clima local e regional, atuando diretamente na redução das emissões de gases de efeito estufa;
  • Promoção do turismo sustentável: incentivando a conservação da área e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região de forma sustentável.
  • Preservação da cultura e dos modos de vida tradicionais: evitando a degradação de recursos significativos para população local, que desempenham um papel fundamental na manutenção de suas tradições culturais e modos de vida.
  • Redução na emissão de gases

A emissão de gases como o Carbono é prejudicial para o nosso planeta, alojando-se na atmosfera e causando o aquecimento global — responsável por uma série de eventos climáticos extremos e pela perda da biodiversidade que temos por aqui.

Por isso, também buscamos reduzir suas emissões investindo em tecnologias avançadas e mudanças nos processos fabris. Então, nasceu nosso objetivo com o programa de redução de Carbono. 

Qual o objetivo do Carbono Zero?

Iniciativas com este nome têm como principal objetivo neutralizar as emissões de carbono provenientes das atividades industriais das empresas, buscando criar uma cadeia produtiva mais sustentável e incentivando a adoção de práticas ecologicamente corretas em todas as etapas desse processo.

A meta é não apenas reduzir, mas eliminar a pegada de carbono, contribuindo para um futuro mais verde e equilibrado.

Moura e Carbono Zero: entenda essa história

Até aqui, o Programa Moura Carbono Zero tornou-se uma iniciativa notável, tendo atingido uma redução significativa de 30% nas emissões de gases de efeito estufa. 

Além disso, o lançamento de um grupo de trabalho para um projeto de descarbonização e a criação de uma reserva ambiental de 347 hectares em Belo Jardim reforçam a importância de preservar a biodiversidade do país, protegendo também, cerca de 35 nascentes e áreas de transição da Caatinga.

Agora, como citamos anteriormente, nasce uma nova unidade em Belo Jardim, Pernambuco: além de reciclar o chumbo e o plástico, ela também conta com ações sustentáveis em diversos de seus processos, como: 

  • Incluir o ácido sulfúrico no processo de reciclagem;
  • Substituir gás natural por oxigênio;
  • Tecnologia de pressão negativa, sem emissões fugitivas;
  • 100% de eficiência hídrica;
  • Energia renovável;
  • Tratamento de redução de efluentes.

Além disso, essa inovação permitirá que o ácido seja reaproveitado na produção das novas baterias, promovendo uma abordagem mais completa e sustentável para o processo como um todo.

Também é válido mencionar que o complexo industrial na cidade já alcançou 100% de energia renovável, principalmente eólica, desde 2022.

Compromisso sustentável

A Moura reitera seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, indo além da produção de baterias de alta qualidade. As iniciativas sustentáveis, como a nova fábrica focada em reciclagem e a busca pela descarbonização, com o programa Carbono Zero, destacam nossa atenção em liderar não apenas no mercado, mas também na preservação do meio ambiente. 

Ao adotar medidas concretas, reforçamos nosso papel de comprometimento com um futuro mais sustentável para o nosso planeta. 

Convidamos você a conhecer mais sobre as nossas iniciativas!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Sustentabilidade

Voluntários Moura engajados na construção de um novo futuro para a juventude

As pessoas que formam o Grupo Moura estão permanentemente engajadas na construção do futuro das comunidades vizinhas às operações da...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos