Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Seu carro não dá partida? O problema pode ser a bateria!

Seu carro não dá partida? O problema pode ser a bateria!

carro-nao-da-partida
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Você sabia que se o seu carro não dá partida, o problema pode estar na bateria do automóvel? Isso porque a bateria é como o coração do veículo. Ela é responsável pela partida do motor e por acionar todos os recursos que seu carro possui, desde os faróis até o teto solar. Portanto, quanto mais moderno for o seu veículo, mais necessário será adquirir uma bateria de qualidade.

Mas quais são os indícios de que o problema do veículo está na bateria? Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Quer aprender com a gente? Então, confira!

Como saber se o carro não dá partida por causa da bateria?

Por mais diversos que possam ser os motivos que fazem um carro não dar a partida, não são raras as vezes que a bateria está envolvida no problema. Por isso, vamos te ensinar os principais indícios de que a bateria realmente é a causa da sua dor de cabeça:

Quando o motor de partida virar devagar

Se você acionar o motor do seu automóvel e ele virar lentamente, isso é indício de que o problema está na bateria. Isso ocorre quando a peça não tem carga o suficiente para trabalhar e, então, o carro não dá partida. 

Entretanto, há uma pequena possibilidade de que o problema seja mecânico. 

Quando o arranque não virar

Outro indício de que o carro não dá partida por causa da bateria é o arranque não virar. Às vezes, você só escuta um clic-clic-clic. Para verificar a origem do problema, você pode ligar os faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente. Se não, é sinal que realmente o problema é a peça.

O que fazer quando a bateria afetar a partida do automóvel?

Imagem de um motorista verificando se o carro não dá partida

Se o carro não dá partida, é necessário identificar a origem deste defeito.

Uma vez identificado que o problema com a partida do carro é mesmo a bateria, é preciso entender como você pode agir. Vamos lá:

Faça uma ligação direta

Você pode fazer uma ligação direta, a famosa chupeta, quando o carro não dá partida. Essa ligação é aquela que necessita de um cabo com dois fios, um vermelho e um preto. 

No entanto, você deve verificar se os cabos estão em boas condições, sem remendos ou emendas descascadas, pois cabos com problemas causam graves acidentes. Outro alerta é nunca fazer uma ligação direta com fios domésticos. 

Em seguida, encontre um amigo ou familiar que possa compartilhar a energia de seu automóvel. Tente achar um carro com a mesma amperagem ou superior, pois a diferença nesse quesito pode causar danos ao sistema elétrico dos automóveis envolvidos.

Contudo, caso você não encontre a amperagem ideal, veja se a bateria auxiliar possui uma amperagem maior do que a sua. Para não ficar com dúvidas sobre a melhor amperagem e sobre o funcionamento da bateria, leia o infográfico abaixo:

infográfico sobre a amperagem das baterias para auxiliar na hora de comprar bateria de carro

Ao fazer a chupeta, você deve aproximar os dois carros sem que eles se encostem. Desligue tudo o que consumir energia nos veículos, como luzes internas, faróis, lanternas, ar condicionado etc. 

Em seguida, faça uma conexão no cabo de ligação direta às duas baterias. É importante que as extremidades vermelhas e pretas do cabo não entrem em contato enquanto estiverem ligadas à peça.

O próximo passo é ligar os prendedores vermelhos (+) aos polos positivos das duas baterias, depois os prendedores pretos () aos polos negativos. Lembre-se que esse é o padrão estabelecido e por isso você deverá segui-lo. 

Agora, ligue o outro carro e deixe-o em ponto morto por alguns minutos. Isso deverá carregar a bateria do seu automóvel. 

Dê a partida no seu carro. Caso ele ligue, retire os cabos das baterias na ordem inversa de quando você os conectou: primeiro os prendedores pretos e, depois, os vermelhos. Não deixe que os cabos entrem em contato.

Empurre o automóvel

Se o carro não dá partida, você pode empurrá-lo ladeira abaixo. Mas antes, coloque-o em ponto morto, acione o contato e solte o freio de mão

Se você estiver longe de ladeiras, precisará que algumas pessoas empurrem o seu carro para que o seu veículo funcione novamente. 

Quando o veículo atingir cerca de 10 km/h, pise na embreagem e engate a segunda marcha. Na sequência, solte a embreagem normalmente e a inércia deverá fazer com que o motor dê a partida.

O que fazer quando os métodos falham?

Nem sempre as ações que você pode realizar serão suficientes para resolver o seu problema. Se carro não dá partida mesmo após todas as tentativas anteriores, restam algumas opções:

Acione o seguro

Se você possui algum seguro de automóvel, acione-o. Um prestador de serviço irá até onde você está para fazer uma carga de emergência em sua bateria e verificar a condição da peça. Se for preciso trocá-la, ele poderá fazer isso na mesma visita.

Peça um guincho

Se o automóvel não funcionar com a chupeta, você pode pedir um guincho. Algumas empresas oferecem assistência 24 horas para motoristas sem seguro. Você pode informar que o seu carro não dá partida, solicitar e pagar o guincho diretamente pelo celular. Além disso, também é possível acompanhar quanto tempo você vai esperar pelo resgate.

Mourafácil

Caso seja necessário trocar a bateria do seu veículo, acesse o mourafácil.com e peça a sua da maneira mais simples e rápida possível. A Moura chega até você em 50 minutos, com entrega e instalação gratuitas!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é habilitação ACC e quem precisa tirar?

A Resolução nº 996 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, em junho de 2023, que a habilitação ACC é...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos