BATERIA PARA CARRO

Bateria descarregada: o que fazer? Vale a pena carregar?

Mulher jovem falando ao telefone do lado de um carro com o capô aberto, aparentemente confusa com a sua bateria descarregada

Você já está atrasado para um compromisso e o seu carro não funciona? O problema pode ser a bateria do automóvel. Por vezes, o carro não arranca e isso é um “sintoma” de bateria descarregada. Mas, então, o que fazer nessa hora? Vale a pena carregar a peça? 

A bateria é um dos acessórios mecânicos mais importantes para o arranque do automóvel. É ela que faz todos os componentes elétricos do veículo funcionarem. Neste post, você vai aprender tudo sobre o assunto. Você vai saber que recarregar a bateria ao invés de substituir a peça pode trazer muitos prejuízos ao seu bolso e ao seu automóvel. Também vamos falar sobre o uso da bateria, porque ela descarrega e o que a Moura pode fazer para ajudá-lo a resolver o problema da bateria descarregada.

E aí, ficou interessado no tema do nosso artigo? Então, acompanhe a leitura!

Quais prejuízos você pode ter ao carregar a bateria?

Risco de “cozinhar o veículo” 

Isso significa que carregar a bateria pode queimar o módulo de injeção do automóvel e outros componentes. Quando a bateria está totalmente descarregada, ou seja, nenhuma luz interna no automóvel acende e o veículo não liga, isso é um sinal de que a peça pode estar isolada. Portanto, ao ligar o carregador na bateria diretamente no carro, sem um acumulador, há um pico de tensão que pode prejudicar o automóvel.

Estouro do módulo e problemas no painel

Quando você inverte a polaridade, mesmo que por um instante, existe o risco de estourar a fonte de módulo ou romper a trilha do painel. Isso acontece porque a fonte e o capacitor não aguentam a carga. Assim, carregar a bateria não é tão simples quanto parece, o que significa que o barato pode sair muito caro.

Problemas no som do automóvel

Trocar uma bateria pela de outro carro pode causar problemas no som do seu automóvel. Quando você faz essa troca, pode queimar o som e outros componentes eletrônicos do carro. É um risco que não vale a pena correr. 

Incêndio no automóvel

Ao improvisar a ligação da bateria com fios destinados a tomadas residenciais, os auto falantes automotivos podem sobreaquecer e iniciar um incêndio no automóvel. Isso acontece porque as tomadas não são resistentes o suficiente para resolver o problema da bateria descarregada.

Por que a bateria descarrega?

Homem jovem parado ao lado de seu carro branco em uma estrada por causa de sua bateria descarregada

Fuga de carga

Uma das causas da bateria descarregada é a fuga de carga. Ela acontece quando o consumo de energia do carro é maior que o programado. Cabos estragados podem ser um grande problema, pois eles demandam mais do componente. O mesmo acontece no caso de curto-circuito ou adaptações realizadas em sons, de modo que a potência da peça exija mais capacidade em relação a estrutura oferecida pelo automóvel. 

Automóvel parado por muito tempo

A bateria continua fornecendo carga para os sistemas do automóvel enquanto o veículo está desligado. Equipamentos elétricos como alarme, relógio digital, rádio e painel demandam uma pequena alimentação que, em longo prazo, deixa a bateria descarregada. 

Portanto, não é recomendável desconectar a bateria ao deixar o carro desligado por muito tempo. Os automóveis de hoje têm muitos componentes eletrônicos que podem se desconfigurar sem receber energia. Além disso, se você desativa um componente pode atrapalhar a memória eletrônica do automóvel. 

Quedas na temperatura

O frio pode ajudar a bateria pifar. Ao dar a partida no automóvel, a baixa temperatura dificulta a vaporização do combustível e deixa o óleo lubrificante mais grosso e viscoso, obrigando o motor a um maior esforço para ser acionado e demandando, portanto, maior carga de energia. Além disso, a bateria produz energia elétrica a partir de uma reação química e, quanto mais baixa a temperatura, mais difícil da bateria pegar.

Faróis ligados

Outra causa da bateria descarregada é esquecer os faróis ligados. Muitas pessoas chegam em casa ou em um determinado lugar, estacionam o carro, desligam, mas se esquecem de desligar os faróis. Se isso durar a noite inteira, na manhã seguinte você verá a bateria descarregada.

No entanto, a maioria dos modelos de carros mais novos vem com um dispositivo que apita quando o carro é desligado e os faróis permanecem ligados, ou sistemas que desligam os faróis juntamente com a ignição. Essa é uma ajuda importante para quem esquece o item ligado. 

Rádio ligado e motor desligado

Se você ama escutar música no carro, preste atenção: ligue o motor do automóvel quando ouvir o rádio por muito tempo. Seja em situações que você esteja querendo curtir ou quando estiver lavando o possante, nunca deixe somente o rádio ligado, pois isso suga a bateria em uma velocidade muito rápida. Quer escutar boa música? Ligue o motor e seja feliz! 

Luzes internas com defeito

Já reparou que tem uma luzinha dentro do porta-luvas do veículo? Essa luz e a que fica na parte de trás dos passageiros podem apresentar problemas. Defeitos com a ligação dessas luzes colaboram com a bateria descarregada. Neste caso, leve o automóvel em algum mecânico especializado em elétrica, para que ele identifique o problema e o corrija, pois mais ligações diretas colaboram para que a bateria perca a sua carga. 

Como a Moura pode ajudá-lo com a bateria descarregada?

A Moura disponibiliza o site mourafacil.com para a compra de baterias. A plataforma é um serviço confiável e que leva a bateria até você. O mourafacil.com é um serviço simples, rápido e confiável. Além disso, quem irá até você é um dos especialistas da Moura. Esses técnicos são treinados para atender todas as necessidades do seu automóvel.

Com o apoio dos profissionais da Moura, você não corre riscos de prejudicar sistemas importantes do seu veículo, como o sistema eletrônico. E como solicitar o serviço de troca de bateria? Basta acessar o site mourafacil.com, escolher a sua cidade, o modelo do automóvel e solicitar a peça. Você também tem a opção de ligar para o número 4020-1712 (preço de uma ligação local) e pedir a sua bateria automotiva. 

Homem jovem com vestes de mecânico mexendo com o motor de um veículo grande que está com a bateria descarregada

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h30 e aos sábados, das 8h às 18h. Para quem reside em São Paulo, a bateria poderá ser instalada no automóvel em até 45 minutos. Já nas outras regiões do País, em até 50 minutos. O pagamento da peça é feito no ato da instalação. É importante ressaltar que a entrega e a instalação são gratuitas

As baterias Moura oferece um serviço online de compra e troca de baterias que também é mais profissional e personalizado. Além disso, com o mourafacil.com você sabe qual é a bateria certa para o seu automóvel e não corre riscos de comprar uma peça que terá menos vida útil, pois no próprio site, você saberá a amperagem correta da bateria.

No site mourafacil.com você também encontra depoimentos de vários consumidores que utilizaram o serviço. É uma maneira de ver que a assistência técnica da Moura funciona, principalmente naquele dia que você mais precisa. 

Como você pode conferir neste artigo, há muitos riscos de recarregar a bateria. Se você é apaixonado por seu automóvel, com certeza não vai querer danificar os componentes eletrônicos ou provocar um incêndio, não é verdade? Portanto, quando sua bateria estiver descarregada, troque-a. É melhor contar com um produto com garantia do que ter problemas mais tarde, não é mesmo? 

 

E aí, ainda tem dúvidas sobre a bateria descarregada? Deixe um comentário para a gente, assim podemos responder todas as suas perguntas!

16 comentários sobre “Bateria descarregada: o que fazer? Vale a pena carregar?

    1. Olá Fernando, tudo bem?

      Acessando nosso site http://www.mourafacil.com.br, você poderá conferir o preço do produto a partir da cidade, veículo e ano do modelo e, se quiser, já realizar sua compra!

      Se preferir, estamos no telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h) para lhe ajudar.

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

      1. Olá Antônio, tudo bem?

        Acessando nosso site http://www.mourafacil.com.br, você poderá conferir o preço do produto a partir da cidade, veículo e ano do modelo e, se quiser, já realizar sua compra!

        Se preferir, estamos no telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h) para lhe ajudar.

        Atenciosamente,

        Moura Fácil.

      1. Olá Abdias, tudo bem?

        Ficamos felizes por sua escolha!

        A Moura tem como principal objetivo oferecer produtos e serviços de qualidade, visando à satisfação de vocês, nossos clientes.

        Nos mantemos à disposição!

        Atenciosamente,

        Moura Fácil.

  1. Possuo em meu carro uma bateria Moura, que ficou por uns dias parado, no qual arriou a bateria. Como possui garantia de 1 ano e 8 meses e a mesma está por volta de 1 ano e meio de uso, qual o procedimento e processo para acionar a garantia e solucionar o meu transtorno?

    1. Prezado(a) Sr(a) Mauricio,boa tarde!

      Agradecemos pela mensagem e por compartilhar o ocorrido conosco.

      Pedimos que acesse: http://www.moura.com.br/distribuidores para localizar a unidade de distribuição mais próxima de você.

      Eles irão avaliar o produto e te ajudar com esse problema. Caso a distribuidora seja muito longe da sua localização, eles podem fazer o melhor direcionamento. Por favor, tenha em mãos o produto e o certificado de garantia preenchido.

      Teremos o prazer em te receber em nossa unidade!

      Seguimos à disposição,

      Atenciosamente,

      Baterias Moura.

  2. Bom dia. Tenho um fusca 72 e estou tendo um problema com o alternador. A bateria nova deixou de funcionar e o carro não pega. Sei que terei que consertar o alternador. Minha dúvida está em comprar uma nova bateria ou se dá para aproveitar a antiga. Ela deve ter seis meses e não funciona há cinco meses. O que acham?

    1. Olá Octavio, tudo bem?

      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

    1. Olá Herico, tudo bem?

      Ficamos felizes por compartilhar esse sentimento conosco!

      A Moura tem como principal objetivo oferecer produtos e serviços de qualidade, visando à satisfação de vocês, nossos clientes.

      Agradecemos o reconhecimento do trabalho diário de todos os que fazem a Empresa.

      Nos mantemos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  3. Olá, meu carro não está dando partida e acredito que o problema seja a bateria, mas não tenho certeza absoluta disso. Posso solicitar a entrega da bateria e ficar com ela somente se o problema for realmente a minha bateria? Pois meu medo é solicitar o serviço e depois da instalação da nova bateria perceber que o problema era outro.

    1. Olá Fernando, tudo bem?

      Moura Fácil te garante a entrega, instalação e teste em sua bateria antiga totalmente gratuita.
      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

  4. O hb20 1.0 vem com bateria de 45 amperes e nesse site pede para colocar de 50 amperes, posso colocar uma de 48 amperes?

    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Para maiores informações, é possível falar com um de nossos atendentes através da nossa central de vendas pelo telefone 4020-1712 (de segunda a sexta, das 7h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h).

      Seguimos à disposição!

      Atenciosamente,

      Moura Fácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *